Vai abrir sua própria oficina?
Conheça agora as ferramentas indispensáveis na hora de abrir sua própria oficina. | postado em 02/11/2022
Se você tem o sonho de abrir o próprio negócio, precisa saber quais são as principais ferramentas para oficina mecânica. Isso porque elas são fundamentais para executar com precisão e eficiência os trabalhos do dia a dia.
Para te ajudar, reunimos aqui algumas das ferramentas que não podem faltar em uma oficina mecânica. Confira!
JOGO DE CHAVES
Quem já trabalha em oficina mecânica sabe que os diferentes tipos de chaves são fundamentais para lidar com a variedade de parafusos. É por isso que ter um jogo completo pode ser um bom investimento para o seu negócio.
Afinal, é preciso estar preparado para atender as demandas e lidar com a grande variedade de peças de carros. Além disso, por serem muito utilizadas no dia a dia, é importante garantir que o jogo de chaves seja de qualidade.
O kit deve conter:
- Chave inglesa
- Chave allen
- Chave de boca
- Chave de fenda
KIT DE ALICATES
Assim como as chaves, os alicates são ferramentas importantes para o dia a dia de uma oficina mecânica. Por isso, invista na variedade desse tipo de equipamento. O ideal é que você utilize os alicates de acordo com cada função a que se destinam.
Enquanto os alicates de corte são ótimos para cortar fios e conduítes, os alicates de bico ajudam a pegar peças pequenas, por exemplo. Portanto, são ferramentas para oficina mecânica que devem estar sempre à mão.
TORQUÍMETRO
Esse equipamento tem como função mostrar a força que o mecânico utiliza para apertar ou afrouxar um parafuso. Isso porque muitas montadoras indicam os valores dos torques para as peças de um carro.
Existem diversas opções de modelos no mercado, como o torquímetro de estalo, dinâmico e eletrônicos. O torquímetro de estalo emite um pequeno estalo para indicar o torque correto, enquanto o torquímetro dinâmico funciona através de um ponteiro.
Já os eletrônicos apontam o torque ideal através de indicadores digitais. Todos os modelos possuem a mesma finalidade, portanto, cabe a você escolher o de sua preferência.
MACACOS
Importantes para suspender determinada parte do veículo, esse equipamento é prático de manusear e facilita a tarefa de levantar e abaixar o carro. Portanto, é uma das ferramentas de oficina mecânica que não podem faltar no seu estabelecimento.
Dentre os principais serviços, um macaco hidráulico ajuda no conserto de rodas, amortecedores e trocas de pneus, sem perder a agilidade no processo.
MANÔMETRO
A principal função do manômetro é verificar anomalias ou irregularidades nos itens dos carros que precisam de pressão para trabalhar. Ou seja, é um equipamento que analisa os sistemas de freios, motor, arrefecimento e combustível.
Assim como o torquímetro, o manômetro possui diversos modelos analógicos e digitais.
MULTÍMETRO
Um dos equipamentos mais famosos para medida elétrica é o multímetro. Geralmente, usamos essas ferramentas para medir corrente elétrica, resistência e capacitância de um veículo. E, considerando que os carros possuem, cada vez mais, componentes elétricos, essa ferramenta, sem dúvidas, será útil em sua rotina.
E aí, preparado para abrir a própria oficina?
Agora que você já sabe quais são as principais ferramentas para oficina mecânica, #Chaaama a Pinelo!